Fórum Ibero-Americano mostra fortalecimento e integração entre entidades

A incorporação de três novas representações, como membros convidados, a ADVYC A.C – Asociación de Distribuidores de Vidrio y Cristal (México), a ALCOVISE – Asociación Colombiana de Transformadores de Vidrio de Seguridad y Sistemas Vidriados – (Colômbia) e a Aluvi – Camara Paraguaia de Alumínio e Vidro (Paraguai), além da intensa troca de experiências entre as entidades internacionais marcaram a última edição do Fórum Ibero-Americano de Janelas, Portas e Fachadas, realizada na Cidade do México, capital do país, de 14 a 16 de outubro.

Em evento realizado durante o Salón Internacional AMEVEC 2015, onde Portugal, Espanha, México, Colômbia e Chile foram representados por suas entidades, a AFEAL − uma das idealizadoras do Fórum e a primeira a presidir o quadro associativo internacional – mais uma vez representou o Brasil com a presença do Gerente Geral, Fernando Rosa, que trouxe na bagagem, entre outras informações importantes, dados estratégicos do mercado exterior, experiências internacionais sobre processos e programas de certificação de produtos, normas e manuais de fachadas e janelas de países como Espanha e México.

Segundo Rosa, “a cadeia produtiva de esquadrias de alumínio do Brasil vem ganhando destaque a cada Fórum”. Ele conta que o papel associativo da AFEAL recebeu elogios de outras entidades. “Os membros da comitiva de empresas espanholas presentes no fórum foram categóricos: a AFEAL é a entidade que mais proporciona serviços aos associados”.

O evento foi configurado em três jornadas, A Reunião do Conselho Permanente, atualmente presidido pela AMEVEC (México), onde, entre outras deliberações, foi consolidada a associação das novas entidades, do México, Colômbia e do Paraguai. A jornada sobre Mercado Internacional, onde os representantes de cada país expuseram o seu contexto econômico, desafios e oportunidades. E a última, sobre Normas Técnicas.

Na oportunidade, Rosa apresentou um panorama das atividades que a AFEAL desenvolve, falou sobre os desafios econômicos do Brasil e os avanços normativos que pretendem, por meio do PSQ, levar as esquadrias brasileiras a um novo patamar de qualidade – uma das principais bandeiras da AFEAL e de seu planejamento estratégico.

O Fórum Ibero-Americano de Portas Janelas e Fachadas é uma federação de associações de diferentes países onde as entidades trabalham para promover a convergência de objetivos no comércio e na política de desenvolvimento regional na área de esquadrias e fachadas.