ASEFAVE 40º Aniversário

A Asefave nasceu em 1977 sob os auspícios da Lei de Associação daquele ano, no momento histórico da Transição Espanhola.

Desde o início, a representatividade do setor e a defesa da qualidade dos produtos foram marcados como uma missão.

Sendo um setor caracterizado, em geral, pela pequena dimensão de suas empresas, a partir de um princípio buscado pela empresa de outras organizações de alcance mais global na construção para a defesa de interesses comuns. Assim, a Asefave adere à Confemetal (Confederação Espanhola de Organizações Empresariais de Metal) e é membro fundador da Cepco (Confederação Espanhola de Associações de Fabricantes de Produtos de Construção), colaborações que se mantêm hoje.

Para a defesa da qualidade do produto temos trabalhado em diferentes linhas. A Asefave participa desde 1986 como membro fundador da Aenor (actualmente UNE) e dedica-se ao Secretariado do Comité Técnico de Normalização 85 (CTN-85), bem como do Secretariado do Comité Técnico de Certificação 47 (CTC -47) que tem o direito de usar a marca N.

Mais recentemente, desde 2013, a associação tem promovido na Espanha o uso de um rótulo de eficiência energética para vendas, que é voluntário, tem sido utilizado por quase todos os setenta fabricantes capacitados a usar o sistema de etiqueta.

A formação de profissionais tem sido outra das atividades mais importantes da Asefave. Uma formação focada nas empresas do setor, mas também nos técnicos (arquiteturas e engenheiros) que prescrevem os produtos que estão em conformidade. A edição de manuais tem sido contínua ao longo da história da associação, já reeditados e actualizados em várias ocasiões, fruto da demanda por parte do público.

Para transmitir informações aos clientes da associação e obter visibilidade, buscamos a colaboração de revistas especializadas. Assim, em conjunto com a Tecnopress Ediciones (atualmente através do grupo Interempresas), trabalhamos na consolidação da Novoperfil, Vitreous, Sun Protection e AFL, que podem ser consultadas e mostram as ações do setor na Espanha.

Outra maneira de obter a visibilidade do setor é por meio da participação em feiras. Criada em 1979, a Construmat acolheu pela primeira vez em 1981 (durante a segunda edição) a participação da Asefave, esta colaboração dura até o momento e a associação faz parte do Comité Organizador.

A necessidade de ter uma feira própria do setor fez a Asefave organizar, junto com Ifema, o Salon Veteco em 1990. É inegável que a Veteco se consolidou como uma feira internacional do setor depois de mais de 25 anos.

Assim como a entidade buscou parceiros em nível nacional, buscou também na Europa a associação com os análogos para a defesa de objetivos comuns. Desde a existência da Asefave, uma delegação espanhola em 1968, participa na criação da Faecf (Federação das Associações Europeias de Fabricantes de Janelas e Muros Cortinados) e este vínculo ainda é mantido em 2017.

Os tempos evoluíram e a nossa indústria não é estranha à globalização econômica. Nossas empresas não apenas olham para Europa, mas começam a trabalhar nos cinco continentes. Da necessidade surgiu a formação, junto com a Anfaje, entre outras associações, do Foro Iberoamericano del Cerramiento, que apesar das dificuldades de distância física, vem conseguindo pouco a pouco os objetivos.

Agora comemoramos os primeiros 40 anos de vida, mas trabalhamos para cimentar os próximos 40. O grande desafio da Asefave de imediato é obter um setor profissional, bem formado e com orgulho do trabalho que desenvolve.